32 Perguntas e Respostas sobre Escatologia

por

 

Pr. Geziel Nunes Gomes

 
1. É possível saber o dia da Segunda Vinda de Cristo? Absolutamente não. Jesus disse que ninguém sabe. Mt 24.36.

2. Mas Jesus disse que nem o Filho sabia. Como podemos entender isto? Quando Jesus declarou NEM O FILHO SABE Ele o fez para mostrar Sua perfeita humanidade. Para ser homem perfeito, Jesus teve de abrir mão temporariamente de Seus atributos ONI. Logo depois da Sua Ressurreição Ele retomou esses atributos. Desde então, ele sabe com exatidão o tempo de Sua volta.

3. Existe algum versículo que fale simultaneamente sobre as duas vindas de Cristo a este mundo? Sim. Um exemplo clássico é Hebreus 9.27.

4. De onde vem a palavra MILÊNIO? Esta palavra se origina de dois vocábulos latinos mille (mil) e annum (ano). Ela significa literalmente um período de mil anos.

5. No período milenial, qual será a situação da sociedade? O quinto nome ou título de Jesus em Is 9.6 é: PRÍNCIPE DA PAZ. No período milenial o Mundo experimentará o governo de Jesus, cuja principal característica será a paz. Haverá longevidade e a terra conhecerá a santidade e sossegará completamente. Leia Is 35:5,6,8, Zc 14.20,21

6. Qual o principal trabalho de Jesus no Céu, atualmente? O de Sumo Sacerdote, Hb 4.14; 10.12,13; 9.26;

7. Que expressões bíblicas podem ser interpretadas como sinônimas do MILÊNIO? O Milênio será a plenitude do reino dos céus na terra, Mt 5.10; Será a regeneração em sentido final, Mt 19.28; será o tempo da restauração de todas as coisas, At 3.19. será o mundo do futuro, Hb 2.5.

8. Qual será o próximo grande acontecimento para o Povo de Deus na Terra? Sem dúvida alguma será o ARREBATAMENTO.

9. Para a Igreja, que acontecimento se seguirá ao Arrebatamento? O Tribunal de Cristo.

10. É realmente bíblica a doutrina do Tribunal de Cristo? Todos os crentes em Jesus devem estar conscientes de que algum dia, após o Arrebatamento da Igreja, o Senhor Jesus Se reunirá com a Igreja a fim de promover o que as Escrituras chamam de TRIBUNAL DE CRISTO: um encontro para julgamento das nossas obras, praticadas aqui na Terra, e a conseqüente entrega dos galardões.

11. Qual a palavra grega usada por Paulo quando se referiu ao Tribunal de Cristo? BEMA.

12. Alguém será condenado no Tribunal de Cristo? Não, absolutamente. Será um Tribunal para recompensa.

13. O Tribunal de Cristo será para recebermos a recompensa de nossa salvação? Nosso direito de entrar no Céu foi obtido mediante o derramamento do sangue de Jesus na cruz do Calvário. Nosso galardão será alcançado mediante o resultado de nosso trabalho. A salvação é pela fé, Ef 2.8. O galardão, pelas obras, Ap 22.10.

14. O Tribunal de Cristo será a mesma coisa que o Grande Trono Branco? Não devemos confundir o Tribunal de Cristo com o Grande Trono Branco. Este será para os inconversos. Aquele, para os salvos. Este será depois do Milênio, aquele será após o Arrebatamento da Igreja. Em ambos o Juiz será Jesus, porque ele foi constituído pelo Pai Juiz dos vivos e dos mortos.

15. Quanto livro do AT contém essencialmente mensagens proféticas? 17.

16. Qual o significado da profecia de Balaão – um cetro subirá de Israel -? Primeiramente se cumpriu em Davi e de forma final, em Jesus.

17. Quais os principais textos que falam do ARREBATAMENTO da Igreja? I Co 15.51 e I Ts 4.16-18. Mas nos Evangelhos e em Isaias também existem referências expressivas.

18. A trombeta de I Co 15.52 é a mesma sétima trombeta do Apocalipse? Certamente, não. Paulo fala da trombeta do arrebatamento, relacionada com a glória da Igreja. João se refere a uma trombeta de juízo, destinado aos ímpios.

19. Qual o homem nas Escrituras que emprestou o seu nome para Jesus? Davi. Embora Jesus seja chamado por Paulo de último Adão, na verdade Ele é chamado de “meu servo Davi”: Ez 37.24; Is 55.3,4; Jr 30.9; Os 3.5.

20. A Bíblia relaciona a volta de Jesus com um “piscar de olhos”. Quanto tempo dura um piscar de olhos? Segundo os engenheiros da GE, demora onze centésimos de segundo.

21. Algum tempo os judeus pregarão o Evangelho? Alguns eruditos crêem que durante o período da Grande Tribulação 144.000 judeus andarão por várias partes do mundo pregando o Evangelho do reino, Ap 7.4-8; Mateus 24:14.

22. Qual será a condição dos crentes durante o período milenial? Nós seremos naquela época iguais aos anjos, hoje. E faremos o trabalho que eles atualmente fazem, de assessoria espiritual a Jesus.

23. Onde está escrito que Jesus um dia reinará na casa de Jacó? Em Lc 1.32,33: “O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

24. Temos o direito de esperar algum grande Avivamento antes do Arrebatamento da Igreja? Certamente, sim. Primeiro, porque o profeta Joel e o apóstolo Pedro se referiram ao derramamento do Espírito Santo nos últimos dias. Também porque a Igreja na época do Arrebatamento deverá ser muito mais poderosa que em qualquer época da História. E, finalmente, a Bíblia declara que enquanto houver a Laodicéia, também haverá a de Filadélfia.

25. Que acontecerá com as mães grávidas no dia do Arrebatamento? Muitos temem que será uma tortura para elas, por causa da profecia de Mt 24. Aquela profecia (“ai das grávidas”) já teve seu cumprimento. Jesus referia-se às mulheres que foram mortalmente feridas pelos soldados romanos, que sob a ordem do general Tito as esquartejavam, quando da destruição de Jerusalém no ano 70 D.C., certamente as mulheres crentes grávidas que forem achadas fiéis subirão com seus respectivos fetos. Deus nunca defendeu o aborto. Quem sabe naquele dia acontecerá a aplicação final das palavras de Jesus: “Deixai vir a Mim as criancinhas…”. Lc 18.6. Além disto, leia cuidadosamente Rm 5.19

26. Existem mais versículos que falam de Jesus como futuro rei? Sim, leia Sl 72.7,8; Sl 2.8; Zc 14.9; Ap 11.15; Is 32.1.

27. Quais as crianças que estão cobertas pela provisão redentora do sangue de Jesus? Aquelas que estão no estágio da inocência. Deus nunca mistura inocentes com culpados. Não existe uma data padrão para definir o dia que termina o período da inocência. À luz de Is 7.15 é o momento em que a criança começa a distinguir o bem do mal.

28. Existe algum sentido escatológico na vida de Enoque? Sim. Ele é um tipo da Igreja, que será arrebatada. Assim como Enoque foi trasladado antes do Dilúvio, a Igreja subirá pelo Arrebatamento, antes da Grande Tribulação.

29. Que relação existe entre a vida de Noé e a Escatologia? Noé, que foi salvo do Dilúvio através da Arca, lembra a Igreja que tem sida salva do Mundo por Jesus Cristo. Jesus identificou os dias que precedem Sua Segunda Vinda como os dias de Noé. Leia Gn 7.23; 8.1,4,16,19; I Pe 3.20,21; Mt 24.37,39.

30. Existe algum texto em Gênesis que aponte para o reino Messiânico de Jesus? Leia Gn 49.10.

31. Onde se encontram alusões ao reino Messiânico, em Levítico? 26.5,10.

32. Podemos encontrar algum texto em Deuteronômio que diga respeito à Grande Tribulação? Leia Dt 32.22,41, 43.

 Continua……

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: