Quem eram os Nicolaítas?

por

 

Os nicolaítas eram agentes propagadores da imoralidade e da idolatria entre os primeiros cristãos.

Quem eram os Nicolaítas? Esse povo é mencionado na primeira carta de Cristo direcionada à igreja de Éfeso, para qual o Senhor declara: “Tens, porém, isto: que odeias as obras do nicolaítas, as quais eu também odeio” (Ap 2.6). Como podemos entender, diante da contundência destas palavras, é importante saber quem eram os nicolaítas e quais eram as suas obras. Vejamos: Alguns estudiosos entendem que se tratava dos discípulos de Nicolau de Antioquia. Nicolau pregava a libertinagem cristã e ignorava o corpo físico como o templo do Espírito, promovendo, assim, a prática de imoralidade sexual entre os cristãos. Ainda podemos acrescentar que tal ensino está correlacionado com a mesma imoralidade sexual pregada por Balaão, que encorajou as mulheres moabitas a seduzir os homens de Israel, conforme verificamos em Apocalipse 2.14,15, na terceira carta direcionada à igreja de Pérgamo: “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio”. Desta forma, vemos claramente a associação dos nicolaítas eram, muito provavelmente, agentes propagadores da imoralidade e da idolatria entre os primeiros cristãos, práticas expressamente reprovadas pela Bíblia: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (1Co 6.9,10 ).

Duvidas: prboscotorres@gmail.com

 

About these ads

15 Respostas to “Quem eram os Nicolaítas?”

  1. Antonio Xavier dos Santos Says:

    Nestes últimos anos tenho muito me preocupado com que tem acontecico no nosso meio,os grandes lideres tem se preocupado consigo mesmo mais tem esqucido de cuidar das ovelhas do mestre.São os seguidores de Nicolau e que tem ensinado coisas novas para poder prender a atenção do povo,eles tem muita estratjica pra conquistar os leigos que não profudidade espiritual.Os homens de Deus tem que combater esses inimigos da IGREJA de CRISTO com mais veraciudade pra que não percamos nossos irmãos da verdadeira FÉ,O ESPIRITO SANTO e tem zelo da IGREJA do MESTRE.OS pastores haverão de dá conta ao SUPREMO PASTOR,os Nicolaítas modernos estão ai,vamos combate-los com a ESPADA DO ESPIRITO e ORAÇÃO,cúidando zelando exortando e ensinado aos dos irmãos o perigo desses amigos do mal.DEUS tem ainda aqueles que tem sua marca que não seguem a premio de Baalão,o MESTRE estar as portas vamos continuar tendo nojo e ódio destes promores do mal.Permaneção na PAZ do SENHOR.

    • Gilberto Says:

      Querido “pastor” Bosco. Eu entendo perfeitamente o vosso receio em não dizer a verdade para o Povo “comum”. Os nicolaitas, como o senhor mesmo sabe são voçês que se acham superiores aos demais, e, não querem se submeter a vida simples que nosso Senhor Jesus deixou para que vivessimos.

  2. leila cristiane honorio martins Says:

    Esse comentario tirou algumas duvidas e aprendi sobre os nicolaitas gostaria de saber mais sobre eles e sobre muitos assuntos da biblia principalmente sobre os fins do tempo

  3. Marcelo Says:

    Li um artigo que discorre a respeito dos nicolaítas como não sendo seguidores de alguém de nome nicolau.

    segue um pequeno trecho do artigo

    INTRODUÇÃO: nikh = vitória (no sentido de dominar)

    laos= …o povo peculiar (de Israel ou Cristãos); gente, multidão;…do Século IV em diante, às vezes se refere ao leigo (conforme o grego moderno “laikos”= leigo, no sentido de povo comum)

    Portanto, o nome Nikolaitwn (nicolaítas) composto destas duas palavras tem o sentido de “vitória sobre o povo” ou “os que dominam o povo”.

    ———–
    veja o texto na integra em
    http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/QuemEramOsNicolaitas-WFerro.htm

    E agora? Qual dos textos aproxima-se mais da realidade?

  4. PR RAIMUNDO RIBAMAR Says:

    parabens pastor Bosco. a matéria em apreço é oportuna e pertinente. é hora de levantar a bandeira da doutrina sã e botar pra correr esses nicolaitas.

  5. Eliandro Santos Silva Says:

    hoje em dia nós cristãos temos que estar com bastante comunhao com Jesus, Através da leitura da palavra frequentemente e orando, este e o alimento do critãos.

  6. alcioney Says:

    esta resposta me ajudou muito,sobre o nicolaitas. que DEUS tenha misericodia de nós e nos ajude a vencer todo mal.

  7. Helber Says:

    uma resposta para Antonio Xavier dos Santos . amigo o Senhor Jesus não odeia essas pessoas e sim as suas obras, pq ele não odeia os pecadores e sim o pecado. a vontade dele é de que nenhum homem se perdesse!
    De fato ele diz para orarmos aos nossos inimigos e não para odialos.
    cuidado com o seu ego, que diminua você e que o Senhor Jesus crescer mais em ti, até vc poder expressa-lo com a sua vida e com o testemunho….

  8. Edenilson Says:

    parabéns,pr boscão gostei muito temos muitos joio, ou seja nicolaitas dentros dos templos confundindo a cabeça dos irmãos que não conhecem a escritura sagrada,não estou falando de pastores estou falando de alguns irmãos que não são obedientes a seus pastores.abraços Edenilson de brasilia.

  9. Antonio Xavier dos Santos Says:

    Amado Helber,na verdade estes homens que haje assim ja estão debaixo de condenão eterna,como diz Judas 1.4,8,11,12,13,16,19.meu caro leia e veija se pra estes que pevertem a verdade não tem que ter nojo?Que o amado deve enterder o que falei e sim e um capra da peste deste e digo de morte que usa de engano.
    Deus te abençoe muito.

  10. Ricardo de Almeida Farias Says:

    Não vale a pena especular que eram os nicolaítas nos primordios da igreja, entretanto, devemos estar atentos aos falsos enganadores dos nossos dias que tem procurado desviar os fiéis da verdade. Muitos líderes de igrejas denominadas evangélicas não estão preocupados em conduzir o rebanho pelo verdadeiro caminho que conduz à vida eterna. Muitos são os “balaãos” e “Nicolaus” dos nossos dias: vendilhões do templo, animadores de auditório, curandeiros (creio na cura divina), mistificadores, dançarinos (ocultismo), tudo para encher os templos com intenção não no reino dos céus, mas em viverem como reis na terra. Que diria Lutero se visse o que se passa em muitos cultos ditos “evangélicos”? Onde estão os fundamentalistas e Movimento da Santidade do Século XIX e o Movimento Pentecostal do início do século XX? Jesus ordenou: “Curai os enfermos, expulsai demônios, limpai os leprosos, resuscitai os mortos. De graça rcebestes, de graça dai.” A principal ordem de Jesus é no sentido espiritual e então os sinais se seguirão aos que crerem.
    A PAZ DE CRISTO A TODOS.

  11. Pr. Alexandre Proietti Says:

    amado Helber e antônio xavier quero vos dizer que entendo os vossos comentarios e entendo o que o irmão antônio senti isso é ( indgnação) mas mesmo assim não podemos perdfer nosso tempo com tal sentimentos pois o senhor espera mais de cada um de nós. Desculpe-me pois não quero chatear ninguém só quero que todos encontrem o que buscam a cada dia ….Caros irmãos não podemos perder nosso tempo com questões que não nos leva a lugar nenhum, na verdade todos estão errados, quem esta certo é a biblia. admiro todos os comentarios e todos com sua base fundamentada em algum estudo. parabéns a todos eu pude aprender um pouco mais com o tema abordado.

    Romanos CAPÍTULO 2
    1 PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
    2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
    3 E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
    4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
    23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
    24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
    a paz do senhor jesus a todos…

  12. Ronaldo M. Santos Says:

    tenham muito cuidado para não confundirem,as vezes os nicoloaitas tambem são aquelas pessoas que pessam que a obra não é de Deus, mas sim deles, e eles não sabem que estão causando um mal terrivel para si proprio.
    infelismente hoje o que nos estamos mais vendo acontecer na igreja de Deus é o abuso de autoridade, são pessoas que estão pessam que o poder é deles e uma grande ditadura religiosa, e um verdadeiro massacre psicologico, e muitos que podem até pagar muito caro porque são tão imaturos por falta de senso e cultura, e não sabem que estamos em um pais totalmente democratico, e um lider de Deus principalmente, automaticamente tem que saber lidar com todo tipo de cultura e se não souber ter o cuidado, podem terem serios problemas muito delicados, saibam que a igreja hoje é composta de pessoas inteligentes, e eles sabem muito bem o que é tortura pisicologica, desafeto moral, e assim por diante.
    Geralmente essas pessoas não tem segurança do que Deus colocou na mão deles, e chega a transferir isto para os fiéis e nisto não tem como disfarsar.
    Em um do meus livros que tem por titulo, OS TRES PODERES, mencionamos sobre isso , tambem, O PODER DOS PASTORES,
    enfin,a definição da obra de Deus é AMOR, e quem se humilha só pode ser ezaltado pela mão do Senhor JESÚS, que Deus abençoe a todos.

  13. Mariano Says:

    Tenho me preoculpado bastante com nós cristãos e a maneira de aceitar algumas coisas impostas e convincentes de que não são mais pecados, a questão da idolatria: O que você idolatra sem pensar, por favor toda a palavra do Senhor é em si mesma uma profecia de acontecimentos, por que não pensar em minha libedade de expressão de que o bom velhinho papai noel inspirado por são Nilonau não tenha influencia e relação aos Nicolaitas. Pelo que sim pelo que não, “O meu povo peca por não conhecer a verdade”.

  14. Miguel da costa Says:

    Jesus é o nosso redentor é a ponte que nos liga a Deus pai o criador do ceu e a terra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: